A poesia tem uma estilo de escrita peculiar. Ela normalmente se caracteriza pelos versos que conferem ao texto uma espécie de musicalidade que não se encontra em outros estilos e gêneros literários. Mas também temos estilos de poesia que não necessariamente operam desta forma: é o caso da poesia concreta, em que as palavras formam imagens. O texto abaixo é um exemplo desse processo.
S I L Ê N C I O
I L Ê N C I O S
L Ê N C I O S I
Ê N C I O S I L
N C I O S I L Ê
C I O S I L Ê N
I O S I L Ê N C
O S I L Ê N C I
S I L Ê N C I O
Neste post, trago algumas dicas que podem ajudar você a começar leituras de textos poéticos, para aproveitar a beleza deste tipo de escrita. Vamos lá?
Explore poetas que trabalham com temáticas do seu interesse: procure por texto que falem sobre coisas do seu cotidiano (relacionamentos amorosos, amizade, vida urbana ou rural, convivências familiares...). Muita gente cria textos maravilhosos inspirados no dia à dia e que valem a pena conferir.
2. Não fique preso à forma do texto: às vezes. a melhor forma de ler uma poesia é como se a gente estivesse ouvindo uma história. Por isso, se você achar que vale, leia em voz alta. Isso vai trazer uma nova percepção sobre as palavras.
3. A forma é uma pista: o tamanho do verso tem uma relação direta com o que o texto está informando. Associe o verso longo com a ideia de algo que precisa de um fôlego maior para ser dito e o verso curto, com algo que se assemelha a um suspiro.
4. O som sempre tem um sentido: lembre-se da dica 2... ler em voz alta ajuda você a perceber o sentido das palavras: tanto o que elas dizem quanto o que elas calam.
5. Descubra seu gosto: que tal apenas ler um poema, sem tentar entendê-lo completamente? Apenas pelo prazer de experimentar! Você corre o risco de se apaixonar para sempre!
Comments